SIGEPE 2021: Folha de Pagamento e Contracheque

Com um tamanho de dimensões continentais, o Brasil é um estado que possui um grande volume de servidores públicos. Desse modo, para que haja uma estrutura adequada para estes profissionais, algumas sistemas são criados para dar funcionalidade ao trabalho. Dentre eles, podemos destacar o SIGEPE 2021, utilizado para os Recursos Humanos de órgãos federais. Portanto, acompanhe neste artigo tudo sobre o SIGEPE 2021 e suas funcionalidades.

SIGEPE 2021

SIGEPE 2021

SIGEPE 2021

O Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal foi criado no sentido de unificar os dados de folha de pagamento e contracheque de todos os servidores da União.

Desse modo, cabe ao departamento de Recursos Humanos de cada órgão fazer a gestão das informações dos seus profissionais, incluindo férias, licenças, salários e até mesmo empréstimo consignado.

Além disso, o SIGEPE 2021 é utilizado por aposentados e pensionistas do governo federal, que recebem seus benefícios através do fundo previdenciário dos servidores.

Com todas estas informações, cabe ao SIGEPE as informações sobre aposentadoria dos servidores, disponibilizando a ferramenta de cálculo do tempo restante.

Dessa forma, esse portal para o Governo seria algo aproximado do que o Emprega Brasil 2021 é para cadastro de funcionários para candidatura em empresas.


Como acessar o SIGEPE 2021?

Para construir todo o sistema informatizado do poder público, como sites, sistemas e plataformas de serviço, há uma empresa pública para isso, o Serpro. Portanto, cabe ao Serpro desenvolver a forma mais segura e prática de acessar os serviços públicos na internet.

Dentre estes serviços, podemos destacar neste texto o SIGEPE 2021, que é mantido e atualizado pela empresa pública. Para manter total segurança ao sistema e aos servidores, o acesso só pode ser feito através de certificado digital.

Além disso, o certificado precisa ser autenticado para este tipo de acesso pelo órgão ao qual o servidor está ligado. Outra opção é através do CPF e senha de acesso, que também devem ser validados.

Confira o passo-a-passo para acessar o sistema:

  • Entre no site Portal do Servidor e clique no item “Sigepe Servidor e Pensionista”;
  • Na tela a seguir, selecione uma forma de acesso e preencha os dados solicitados;
  • Após isso, digite sua autenticação e encerre o procedimento clicando em “Confirmar”.

✓   Dê uma olhada em como acessar diversos serviços públicos:


Consulta contracheque SIGEPE 2021

Com o acesso do SIGEPE 2021, o servidor e pensionista pode acessar diversos serviços de RH no sistema. Entre eles, a solicitação de férias talvez seja um dos mais importantes, onde o trabalhador programa quantos dias e qual o período do seu próximo recesso.

No entanto, o serviço que mais apresenta busca no SIGEPE é a emissão do contracheque, seja por servidores da ativa ou aqueles que já estão aposentados.

Esse serviço é importante para diversas situações, mas principalmente na comprovação de renda em tomadas de crédito ou abertura de conta bancária, por exemplo.

Mesmo sendo popular, há pessoas que ainda possuem dúvidas sobre como acessar o seu contracheque. Portanto, trazemos aqui o passo-a-passo de como ter o serviço no SIGEPE 2021:

  • Após acessar o site do Sigepe, digite o número do seu CPF;
  • Já dentro do sistema, escolha a opção do mês e ano do contracheque;
  • A seguir, selecione a hora e data de emissão;
  • Por fim, digite o número de autenticação e encerre o procedimento clicando em “Confirmar”.

✓  Aprenda a como agendar Seguro Desemprego 2021


Margem de empréstimo consignado

Um dos motivos que o concurso público para servidor federal é os benefícios que são oferecidos. Alguns deles são bastante conhecidos, como estabilidade no cargo e plano de carreira.

No entanto, outra vantagem disponibilizada é o empréstimo consignado, que oferece taxas e condições de pagamento diferenciadas em relação as demais linhas de crédito.

Apesar das condições facilitadas, estes empréstimos passam por avaliação bancária e possuem margem máxima, de acordo com o salário do servidor.

De modo geral, é possível comprometer no máximo 30% do salário nas parcelas do empréstimo. Todas estas informações você pode conferir no SIGEPE 2021.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

SIGEPE 2021: Folha de Pagamento e Contracheque

Leave a Reply