Categories: Seguro

Saiba Como Solicitar Seguro Desemprego em São Paulo

Após a dispensa, é preciso que o trabalhador saiba como solicitar Seguro Desemprego no prazo de 7 a 120 dias. Cada região possui um local de atendimento, na e para que ele saiba como solicitar Seguro Desemprego em São Paulo os pontos são estrategicamente localizados. O processo é simples, e a liberação pode ser consultada de forma online.

Saiba Como Solicitar Seguro Desemprego em São Paulo

Seguro Desemprego: o que é?

O auxílio salarial do Seguro Desemprego 2020 é concedido a todos os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa. E que perderam seu rendimento mensal,mas têm outras dívidas e necessitam do salário.

A ideia é justamente amparar o recém desempregado, com um valor que possa ajudá-lo enquanto não encontra um novo emprego. E ainda, custear as despesas na busca por outras vagas, com gastos em xérox de currículo, transporte e alimentação.

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) é o responsável por conceder o benefício, enquanto a Caixa Econômica Federal realiza os pagamentos. O número de desempregados tem crescido no país, e o seguro pode ser a solução a curto prazo.

✓ Saiba se a Reforma da Previdência Acaba com Seguro Desemprego e PIS

A solicitação do Seguro Desemprego deve ser feita pelo próprio trabalhador, apresentando documentos comprovatórios concedidos pela empregadora. Dentro do prazo disponível para requerer o benefício.


Saiba como solicitar o Seguro Desemprego em São Paulo

Existem algumas fases que o recém desempregado deve passar para requerer o seguro. Comprovando que tem direito ao recebimento.

Para solicitar o Seguro Desemprego em São Paulo, bem como no restante no país, o primeiro passo é comparecer até um ponto de atendimento do MTE.

Levando documentos necessários para o pedido, e entregando em mãos. No portal Emprega Brasil o processo pode ser adiantando, fazendo a solicitação do seguro e respondendo a um questionário eletrônico.

Nesse caso, automaticamente o prazo de 30 dias para concessão do valor já começa a ser contado. Bastando ir presencialmente até um ponto de atendimento para assinatura de ofícios e contratos.

Com a liberação, será preciso buscar uma agência da Caixa para definir como o pagamento será creditado. Serão liberadas de três a cinco cotas. E o saque normalmente é feito utilizando o Cartão Cidadão.


Onde requerer o Seguro Desemprego no estado de São Paulo

O atendimento nos locais de solicitação devem ser agendados, comparecendo anteriormente até o posto ou acessando seu site oficial. A lista abaixo mostra onde requerer o Seguro Desemprego no estado de São Paulo.

O ideal é buscar uma dessas agências próximas ao seu endereço, seja no mesmo município ou na região vizinha.

  • Sistema Nacional de Emprego (SINE);
  • Ponto do Ministério do Trabalho;
  • Poupa Tempo;
  • CAT – localizado na Prefeitura da capital.

✓ Aprenda já, como consultar Seguro Desemprego 2020

As agências funcionam de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Normalmente, até as 17 horas. Mas, vale conferir a respeito dessa informação especificamente no local.


Documentos para solicitação do Seguro Desemprego

Em todo o país, os documentos para solicitação do Seguro Desemprego são os mesmos. Uma lista que deve ser integralmente entregue no atendimento, para que o pedido seja deferido no sistema.

Com base em informações como os holerites e contra cheques, o MTE vai definir a quantia a ser paga ao desempregado. Considerando a média salarial entre os últimos três rendimentos mais adição de bônus.

Além desse, também são documentos para Seguro Desemprego 2020 para entrega:

  • Guias do seguro-desemprego conforme concedidas pelo empregador;
  • Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), todas as vias da carteira;
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade, ou Certidão de nascimento, ou Certidão de casamento;
  • Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de escolaridade.

Recent Posts

  • Seguro

Como pedir Seguro Desemprego durante crise do coronavírus

Se você veio aqui para saber como pedir Seguro Desemprego durante crise do coronavírus, chegou no lugar certo. Aqui vamos te…

2 semanas ago
  • Seguro

Fui demitido durante o coronavírus, quais são meus direitos?

Se você está afirmando: Fui demitido durante o coronavírus, quais são os meus direitos, você está no lugar certo. Muitas vezes,…

3 semanas ago
  • Seguro

DAS MEI Atualizada: Alteração do Valor e das Datas de Pagamento

Quem é MEI sabe que mensalmente precisa pagar a DAS. Todo ano há alterações no valor pago e nas datas…

1 mês ago
  • Outros

Novas Regras de Redução do Salário e Jornada: Entenda!

Com a pandemia muitos trabalhadores ficaram com medo de perder seus empregos e, assim, piorar a situação dessa crise. Mas…

1 mês ago
  • Outros

SIGEPE 2021: Folha de Pagamento e Contracheque

Com um tamanho de dimensões continentais, o Brasil é um estado que possui um grande volume de servidores públicos. Desse…

2 meses ago
  • Outros

Auxílio Doença INSS 2021: Como Funciona? Perícia e Afastamento

Existem inúmeras profissões que podem expor o profissional a riscos graves de saúde, mesmo que hajam cuidados preventivos. Além disso,…

2 meses ago