Portal ‘Emprega Brasil’ Possibilita Solicitação de Seguro Desemprego 2020 Pela Internet

O portal Emprega Brasil possui dentre as suas funções, antecipar o pedido de solicitação do Seguro Desemprego. Benefício garantido aos trabalhadores demitidos sem justa causa. O acesso ao portal Emprego Brasil é gratuito, feito de qualquer aparelho que tenha boa conexão com a internet.

Portal Emprega Brasil

Portal Emprega Brasil

Como funciona o Seguro Desemprego

O benefício salarial do Seguro Desemprego 2020 é concedido a todos os trabalhadores com registro em carteira que foram demitidos sem justa causa. Para solicitar o auxílio é necessário atuar no mercado por pelo menos 1 ano, no primeiro pedido.

A segundo solicitação exige 9 meses de registro e as demais podem ser feitas com 6 meses. O valor é pago pela Caixa Econômica Federal, de três a cinco cotas e seguindo a média das últimas três folhas de pagamento do trabalhador.

Portal 'Emprega Brasil' Possibilita Solicitação de Seguro Desemprego 2020 Pela Internet

Quando faz a dispensa a própria empregadora reúne uma série de documentos para que o funcionário possa fazer o pedido de Seguro Desemprego. Comprovando que cumpre com os requisitos básicos para ter acesso ao salário.

Saiba Como Solicitar Seguro Desemprego em São Paulo

O projeto foi desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e visa conceder suporte salarial durante um período pré determinado, para que o trabalhador possa se sustentar até encontrar uma nova vaga no mercado.

Portal Emprega Brasil e a solicitação do Seguro Desemprego

A iniciativa de incluir a ferramenta de solicitação do Seguro Desemprego 2020 no portal Emprega Brasil, surgiu com a necessidade de diminuir o tempo do pedido presencial.

Quando chegava a um posto do Sine ou Ministério do Trabalho, o recém desemprego aguardava cerca de 30 minutos em seu atendimento, segundo informações divulgadas pelo próprio Ministério.

Com a possibilidade de adiantar o pedido via internet, os trâmites nas agências diminuíram pela metade, demorando 15 minutos em média. Já que a solicitação já foi encaminhada, e no local serão entregues apenas os documentos para comprovação.

Reforma da Previdência Acaba com Seguro Desemprego e PIS? Saiba AQUI

Outra vantagem é que esse processo virtual conta como o início do prazo para liberação do primeiro pagamento, no caso 30 dias. Dessa forma, também diminui o tempo de espera para constar o crédito em conta.

Cadastro no portal Emprega Brasil

O início do procedimento consiste na criação de um cadastro no portal Emprega Brasil, um usuário e senha que servirão como identificação do trabalhador. Esse processo é simples e gratuito, mas vai exigir dados pessoais do titular.

Por exemplo: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento. Depois de realizar essa etapa, o trabalhador ainda precisará responder cinco questões sobre sua atuação profissional.

O ideal é estar com a Carteira de Trabalho em mãos para preencher os questionamentos, já que é necessário acertar pelo menos 4 das perguntas impostas. Por fim, o sistema informa a primeira senha de acesso do trabalhador que pode ser alterada mais tarde.

O cadastro é feito no portal Acesso do Governo Federal, quando navegar no Emprega Brasil a senha será a mesma. Redirecione sua navegação até o painel por aqui.

Solicitação do Seguro Desemprego 2020 pela internet

A solicitação do Seguro Desemprego 2020 pela internet não dispensa o comparecimento até um ponto de atendimento do Sine ou Ministério do Trabalho para a comprovação do pedido.

Liberação do FGTS 2020 pode gerar crescimento no PIB

No entanto, como foi orientado, diminui o tempo de espera nesse etapa. Aprenda como dar início ao pedido, sendo que as páginas seguintes são compostas por um formulário socioeconômico com pelo menos 8 páginas.

Solicitação do Seguro Desemprego 2020 pela internet

 

 

  • Caso já tenha criado seu login anteriormente, como foi orientado, selecione “Já tenho cadastro”;

  • Informe o seu CPF e dê início ao acesso em “Continuar”.

portal emprega brasil

Nas opções que vão estar disponíveis, escolha “Solicitar Seguro Desemprego” e preencha o formulário.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Portal ‘Emprega Brasil’ Possibilita Solicitação de Seguro Desemprego 2020 Pela Internet

Leave a Reply