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Documentos Necessários Seguro Desemprego

Com documentos necessários Seguro Desemprego é possível dar a entrada do seguro. Para receber o seguro é preciso ir até os pontos de atendimento especializados. Deste modo, quer saber quais documentos necessários Seguro Desemprego, veja mais abaixo.

Seguro Desemprego

O Seguro Desemprego é direito do trabalhador que foi dispensado sem justa causa. Através da quantia é possível se manter até que o mesmo consiga um espaço no mercado de trabalho.

O valor recebido é pago em parcelas que são distribuídas de três ou cinco, desde que sejam de forma contínua ou alternada.

Este valor também tem referência no tempo trabalhado. Para organizar os pagamentos o Fundo de Amparo ao Trabalho (FAT) administra o projeto.


Direito ao Seguro Desemprego

O interessado que deseja saber quais documentos necessários Seguro Desemprego precisam verificar quais cidadãos tem direito. Confira os requisitos para solicitar o benefício:

  • Trabalhador formal e doméstico, em virtude da dispensa sem justa causa, inclusive dispensa indireta;
  • Trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador;
  • Pescador profissional durante o período do defeso;
  • Trabalhador resgatado da condição semelhante à de escravo.

Regras do Seguro Desemprego

Recentemente houve a divulgação de mudanças nas regras Seguro Desemprego. Portanto, não adiantar ter todos os documentos necessários Seguro Desemprego. Ou seja, é preciso ter conhecimento sobre as alterações, veja quais foram:

  • O trabalhador deverá exercer a atividade remunerada por 12 meses no mínimo, para solicitar o primeiro seguro;
  • Caso ele esteja solicitando pela segunda vez, deverá trabalhar no mínimo por nove meses;
  • Se for solicitar pela terceira vez, precisará ter trabalhado por seis meses.
  • A quarta solicitação em diante é preciso ter meses de trabalho com carteira assinada.

Documentos Necessários Seguro Desemprego

Para dar entrada do benefício, veja a seguir quais são os documentos necessários Seguro Desemprego:

  • Três últimos contra cheques recebidos pelo trabalhador alguns meses antecedentes a demissão.
  • Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de residência;
  • CPF;
  • Documento de Identificação do PIS/PASEP;
  • Documento de Identificação;
  • Documento que comprove nível de escolaridade;
  • Extrato FGTS ou documento que comprove os depósitos, Termo de rescisão do contrato de trabalho ou termo de quitação;
  • Requerimento do seguro (deve ser entregue pelo empregador no ato de demissão).

Consulta Seguro Desemprego

Agora que você sabe quais documentos necessários Seguro Desemprego veja como fazer a consulta:

  • Acesse o Portal Caixa Cidadão, entre aqui;
  • Insira o seu número do PIS, impresso no cartão cidadão ou CTPS;
  • Digite a senha ou cadastre uma nova, no botão “cadastrar Senha”;
  • Após digitar o número do PIS e a senha, clique em “OK”;
  • Na página que abre, clique na guia “Seguro Desemprego”;
  • Basta consultar o valor das parcelas e datas de pagamento.

Onde receber Seguro Desemprego?

Para garantir o benefício além do Seguro Desemprego o cidadão deve solicitar o pedido:

  • Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego, SINE – Sistema Nacional de Emprego, agências credenciadas da Caixa e outros postos credenciados pelo MTb – Ministério do Trabalho​.

Após vá aos pontos abaixo para retirar o dinheiro:

  • Agências da Caixa;
  • Autoatendimento da Caixa, mediante uso do Cartão do Cidadão, com senha cadastrada;
  • Correspondente Caixa Aqui;
  • Unidade Lotérica.

Atendimento Seguro Desemprego

Ficou com alguma dúvida sobre? Entre em contato pelo telefone abaixo:

Telefone: 0800 726 0101.

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