CAGED 2021: Entrega, Como Enviar? CAGED em Atraso

Ter uma empresa com diversos funcionários contratados em carteira assinada demanda alguns compromissos burocráticos. Desse modo, um destes compromissos é a entrega do CAGED 2021, cadastro do Governo Federal relativo as informações de emprego no país. Portanto, você pode acompanhar ao longo deste artigo tudo sobre o CAGED 2021, como entrega, situações em atraso, prazos e muito mais.

CAGED 2021

CAGED 2021

O que é CAGED 2021?

O CAGED 2021 é o  Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, que foi criado no antigo Ministério do Trabalho com o intuito de fiscalizar a situação dos bancos de emprego no Brasil.

Além disso, o cadastro é utilizado como indicador econômico do país, a partir do aumento ou queda do número de empregados inscritos por cada empresa. Com esses dados muitas ações de fomento a industria e comércio são definidas, conforme a necessidade.

Outro fator que torna o CAGED importante é em relação ao Seguro Desemprego 2021 , pois estas informações são utilizadas no processo de liberação do benefício para os empregados que são despedidos das empresas.

Cabe a todas as empresa regularizadas manter a atualização do cadastro em dia, conforme as alterações que vão ocorrendo.


Quem deve constar no cadastro

Devido as mudanças que muitas regras e leis trabalhistas vêm sofrendo ou até mesmo a pouca experiência do administrador nesse processo, uma dúvida bastante frequente é em relação a quem deve constar na declaração do CAGED 2021.

Desse modo, podemos afirmar que todos os profissionais contratados sob o regime CLT devem constar no cadastro. Assim, podendo receber os seus direitos como o Seguro Desemprego WEB 2021.

Dentre esses profissionais, há diferentes formas de contrato, o que não altera a necessidade de inclusão na lista.

Ademais, profissionais contratados sob o Estatuto Rural também devem estar no cadastro, no casos de empresas que atuam no setor. Confira a seguir a lista de profissionais que devem constar no CAGED 2021:

  • Empregados contratados sob o regime CLT independente do prazo de atividades;
  • Trabalhadores contratados sob prazo de contratação;
  • Trabalhadores regidos pelo Estatuto Rural;
  • Jovens em contrato de menor aprendiz;
  • Trabalhadores temporários para ocupação de cargo vago.

✓   Veja mais informações sobre o Seguro Desemprego:


Como fazer o envio do CAGED 2021

Portanto, com a informação de quais são os funcionários que devem constar no registro do CAGED 2021, agora é o momento de acompanhar a inclusão das informações no cadastro.

O procedimento é feito através do site do Ministério do Trabalho e Emprego, destinado exclusivamente para estes procedimentos. A transmissão pode ser feita com ou sem o uso de certificado digital, mas apenas empresas com menos de 10 funcionários podem informar o CAGED sem certificado.

Ademais, confira o passo-a-passo para fazer a transmissão do CAGED 2021 de forma simples e sem complicações:

  • Acesse o site do Portal CAGED;
  • No menu a esquerda, selecione a opção “Transmitir CAGED” e clique na opção “Transmitir Arquivo Com Certificado”;

CAGED 2021

  • Insira o seu certificado digital no computador e informe a senha de acesso ao perfil;
  • Após isso, na sessão “Transmitir arquivo”, selecione o botão “Escolher arquivo” e no seu dispositivo, escolha o arquivo referente ao CAGED 2021;
  • Ao final, selecione a caixa “Eu não sou um robô” e clique em “Enviar;

Entrega atrasada do CAGED 2021

Devido a necessidade de constante atualização do CAGED 2021, muitas empresas acabam perdendo o prazo de transmissão do arquivo.

No entanto, vale ressaltar que é preciso fazer o procedimento até o dia 07 do mês seguinte de contratação ou desligamento. Caso esse prazo não seja respeitado, é prevista uma multa.

O valor é definido conforme o tempo que em  que a informação está desatualizada. Além disso, é contabilizado o valor conforme o número de funcionários da empresa. Confira os valores:

Período de Atraso Valor por Empregado (R$)
até 30 dias 4,47
de 31 a 60 dias 6,70
acima de 60 dias 13,40


Fazer consulta do extrato

Assim como a transmissão dos dados dos empregados, a consulta do extrato pode ser feita pelo site do CAGED.

Essa consulta pode ser importante caso a empresa precise comprovar as informações fornecidas ou até mesmo verificar se os dados ainda seguem atualizados.

Portanto, veja o passo-a-passo para consultar o extrato do CAGED 2021:

  • Acesse o site do Portal CAGED;
  • No menu a esquerda, selecione a opção “Extrato CAGED” e após isso, informe os dados solicitados na tela;

CAGED 2021

  • Ao final, selecione a caixa “Eu não sou um robô” e clique em “Gerar”;

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

CAGED 2021: Entrega, Como Enviar? CAGED em Atraso

Leave a Reply