Auxílio Doença INSS 2021: Como Funciona? Perícia e Afastamento

Existem inúmeras profissões que podem expor o profissional a riscos graves de saúde, mesmo que hajam cuidados preventivos. Além disso, há também o risco de acidentes domésticos, que podem ser bastante graves. Para todas estas situações o auxílio doença INSS 2021 ampara financeiramente o trabalhador no período em que tiver afastado. Desse modo, enquanto for necessária a parada para acompanhamento médico ou tratamento, o auxílio doença INSS 2021 é pago. Portanto, confira a seguir tudo sobre o benefício!

auxílio doença INSS 2021

Auxílio Doença INSS 2021

Auxílio doença INSS 2021

O Instituto Nacional de Seguridade Social é administrado pelo Governo Federal e foi criado no final dos anos 1980, para oferecer auxílio aos trabalhadores e demais contribuintes, além de atuar nos benefícios sociais.  

Para que o trabalhador tenha direito a utilizar um dos benefícios do INSS, é necessário trabalhar com carteira assinada e contribuir mensalmente. O percentual de contribuição pode variar conforme o salário, mas é de pelo menos 8% ao mês.

Ademais, outros profissionais autônomos e MEI’s também podem utilizar o INSS, através dos carnês de contribuição mensal, estipulando o valor que deseja contribuir.

Esse benefício atua como uma espécie de Seguro Desemprego enquanto o cidadão estiver doente.

No caso do auxílio doença INSS 2021, é necessário que o trabalhador esteja afastado das suas funções há mais de 15 dias e tenha sua situação comprovada através de perícia médica. Durante esse período o trabalhador segue recebendo o salário conforme a contribuição em carteira.

Para isso, é necessário solicitar o agendamento do pedido do benefício, bem como das perícias.


Documentos necessários

Como havia sido mencionado anteriormente, o trabalhador que deseja contar com o auxílio doença INSS 2021 precisa fazer a solicitação junto ao site da Previdência Social 2021.

Portanto, a solicitação deve ser feita pelo próprio beneficiário, junto com os seus documentos, tanto de identificação como de contribuição. Portanto, confira os documentos necessários para solicitar o auxílio doença INSS 2021:

  • Documento de identidade e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovantes de contribuição do INSS, como carnê ou outros documentos;
  • Documentos médicos referente a doença que se encontra, como exames, atestados a empresa, etc;
  • Declaração do empregador informando a última em que o trabalhador estava em atividade;
  • Para os trabalhadores rurais, deverão apresentar a declaração dos eu sindicato.


Quem tem direito ao auxílio doença INSS 2021?

Apesar de ser um benefício social, não são todos os profissionais que têm direito ao benefício. O acesso se dá apenas para aqueles que têm a sua condição médica confirmada pelo médico perito.

Portanto, para solicitar o auxílio doença INSS 2021 é preciso manter passar por uma perícia médica. Caso o laudo seja negativo, o trabalhador pode ainda solicitar outros atendimentos com outros médicos.

Ademais, confira na lista a seguir quem tem direito de receber o auxílio doença:

  • Estar inscrito no INSS, com seus dados atualizados;
  • Contribuintes que tenham feito no mínimo 12 contribuições com o INSS, com exceção dos que sofreram acidentes de trabalho;
  • Comprovar incapacidade através da perícia médica do INSS;
  • E deve está afastado do trabalho por mais de 15 dias corridos ou 60 intercalados por motivo de doença.

Auxílio Doença INSS 2021


Agendamento de pericia

Como havia sido mencionado anteriormente, o auxílio doença INSS 2021 é concedido apenas com a emissão da perícia médica que comprova a falta de condições de trabalho do empregado.

Desse modo, o trabalhador deve agendar uma consulta com o médico perito para solicitar o benefício. Atualmente, essa solicitação já pode ser feita de casa, através do site do INSS. Do qual difere do site para agendar o Seguro Desemprego 2021.

O agendamento é feito com os mesmos documentos mencionados anteriormente através do portal do Meu INSS 2021. Com eles, você deve seguir este passo-a-passo para agendar a perícia médica:

  • Acesse o Meu INSS do INSS e na página inicial selecione a opção “Agende sua perícia”;
  • Após isso, informe seus dados de acesso ou crie uma nova senha;
  • Na tela a seguir, selecione a opção “Agendar Perícia” e após isso selecione “Pericia Inicial”;

Auxílio Doença INSS 2021

  • A seguir, informe os dados solicitados e finalize o agendamento da perícia.

Como solicitar

Após realizar a perícia e receber o laudo favorável ao recebimento do auxílio doença INSS 2021, a solicitação do benefício se torna bastante simples.

Após a confirmação dos dados da perícia médica, basta o trabalhador aguardar o recebimento das informações através do site do INSS ou através do telefone:

  • 0800 728 0191;

Auxílio Doença INSS 2021

✓  Veja mais informações sobre benefícios do trabalhador:


Valor do auxílio doença INSS 2021

O trabalhador que está recebendo o auxílio doença INSS 2021 muitas vezes têm dúvidas quanto ao valor que receberá nesse período. Mas para tirar essa dúvida, para conferir no contracheque sobre qual valor você contribui mensalmente.

Caso a contribuição seja de até um salário mínimo, você receberá um salário no benefício. Já para trabalhadores que recebem acima desse valor, tem o auxílio conforme o salário mensal.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 1

Auxílio Doença INSS 2021: Como Funciona? Perícia e Afastamento

Leave a Reply